A fraca estatística, aumenta os riscos de recessão | IFCM Portugal
IFC Markets Corretora Online de CFDs

A fraca estatística, aumenta os riscos de recessão - 15.2.2019

Fracos dados macroeconômicos, afetaram as ações dos EUA e a taxa do dólar

As vendas no varejo nos EUA em Dezembro de 2018, diminuíram em 1,2% em comparação com Novembro. Esta foi a sua queda máxima nos últimos 9 anos. Essa consequência negativa, também levou a queda no preço de índice do produtor em Janeiro e aumento no número de desemprego no total da semana. Muitos investidores temem que, tais estatísticas, indiquem uma desaceleração no crescimento da economia americana. O relatório da Coca-Cola e American International Group (AIG), referente ao 4º trimestre de 2018, foi divulgado ontem. O mesmo, acabou por ser fraco, o que provocou uma queda em 7,6% nas ações da empresa de produção de refrigerantes e no seguros. Os participantes do mercado, reduziram a previsão do crescimento das empresas da lista de índices S&P 500 até 16,2% para o 4º trimestre. Hoje, nos EUA, às 16:00 CET, será divulgado o indicador de confiança do consumidor da Universidade de Michigan. Ontem o índice do dólar ICE diminuiu ligeiramente, uma vez que, a fraca estatística macroeconómica, reduz a probabilidade de um aumento da taxa do Fed.

A caída da taxa do euro, ainda não consegiu se recuperar

O PIB da zona do euro no 4º trimestre do ano passado cresceu em 1,2% em termos anuais, como o esperado. Esse foi pior do que o terceiro trimestre, em que subiu em 1,6%. Entretanto, o PIB da Alemanha, apresentou o crescimento trimestral zero, e foi mais fraco do que as previsões preliminares. Isso aumenta o risco de recessão na UE. Agora EURUSD está abaixo do nível psicológico de 1,13. Muitos índices de ações europeus, atualizaram os máximos de três meses ontem, graças à boa divulgação trimestral da fabricante Airbus, da empresa farmacêutica britânica AstraZeneca, da produtora de alimentos e bebidas Nestle e do Commerzbank. No final do dia, os índices de ações europeus mesmo assim caíram, devido a fraca estatística macroeconômica. Hoje será publicado o Balanço comercial da zona euro para Dezembro. O investidores se concentrarão nas negociações comerciais entre EUA e a China.

O Nikkei japonês, desceu juntamente com os outros índices de ações mundiais

No total da semana, mesmo assim o Nikkei se encontrava em positivo em 2,8%. Os fracos dados macroeconômicos nos Estados Unidos, reduzem a probabilidade de um aumento da taxa do Fed. Por causa disso, pode diminuir o rendimento dos títulos do governo dos Estados Unidos e de outros países. Portanto, isto afetou negativamente as cotações das empresas financeiras japonesas Dai-ichi Life Holdings (-4,7%), T & D Holdings (-3,5%) e Mitsubishi UFJ Financial Group (-1,4%). USDJPY, os dólares australiano e neozelandês, se fortaleceram nas expetativas do resultado das negociações comerciais entre os EUA e a China.

As cotações do gás natural nos EUA estão próximos do mínimo desde Junho de 2016

O custo do gás natural liquefeito (GNL) no sudeste da Ásia, caiu para o mínimo em 17 anos, devido à alta concorrência dos fornecedores. Além disso, a China reduziu ligeiramente as compras de GNL nas expetativas do início do fornecimento de gás russo, através do gasoduto «A força da Sibéria». Tudo isso, reduz a demanda por NATGAS. No entanto, há notícias positivas. De acordo com os EUA, Administração de Informações de Energia, as reservas de gás nos EUA diminuíram em 4,1% ao longo da semana e totalizaram 53,3 bilhões de metros cúbicos. Isto foi devido ao frio em vários estados da América, onde o gás é usado para aquecimento.

Market Overview IFC Markets chart

Academia de Trading IFCM - Nova era na educação Forex
Passe no seu curso:
  • Obtenha certificado
trading academy

Veja também

image
Acompanhe o mercado com nossas Ferramentas e Calendários Dinâmicos
image
Laboratório de Análise de Mercado dos nossos melhores especialistas
Close support
Call to Skype Call to WhatsApp Call Back